Bio

Sou nascido em Telêmaco Borba/PR e radicado em Florianópolis/SC, Brasil.
Cursei Bacharelado em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde estudei com mestres como Sergio Kirdziej e João Osório Brzezinski. Vivendo em Florianópolis, passei a frequentar o ateliê de gravura do Centro Integrado de Cultura (CIC), ministrado por Bebeto Oliveira.

Meu trabalho como artista visual se baseia na figuração da realidade e da ficção, nas memórias de infância, na interpretação do cotidiano e na imaginação. Grande parte de meu percurso como pintor e gravurista ilustra a complexidade do mundo infantil, como a construção e definição de aspectos pessoal, social, cultural e dimensões das ações realizadas com o corpo, através da brincadeira e do reflexo na vida adulta.
A construção das figuras e cenários deriva na maioria das vezes de fotografias. A partir de um arquivo pessoal, mesclo recordações a situações imaginadas, fictícias, como camadas de subjetividades e tempos diversos. Através de uma sobreposição estilística e conceitual, busco montar um mosaico multifacetado. As imagens são retratadas valorizando seu plano e suas linhas, não tanto sua volumetria, como se tentasse captar mais o que é subjetivo do que figurativo. A intenção do gesto nas pinceladas e as camadas de tinta estão claras, como se não deixassem dúvida de que "se trata de um tempo da memória", etéreo, dúbio, e se perguntasse "o que está retratado pertence a que tempo?".

O tema do silêncio tem norteado minha pesquisa recente. O silêncio dos quadros e gravuras, objetos inanimados que ao mesmo tempo reverberam sua representação imagética. O silêncio da fotografia e de frames de cinema, pontos de partida para a criação das cenas no meu trabalho em pintura e gravura. O silêncio no sentido de não falar, não contar um segredo. O silêncio omisso. O silêncio do luto, da resignação, do inexprimível.